terça-feira, 7 de abril de 2009

Transmissão cargo cmt interino


O General-de-Exército CATÃO fez a passagem interina do Comando Militar do Oeste para o General de Brigada PAULO ROBERTO na noite do dia 7 de Março de 2009. Na ocasião, o General retornava de Brasília-DF, onde foi à Reunião do Alto-Comando do Exército (ACE).

A cerimônia foi simples e rápida, tendo em vista que a passagem para o novo comandante do CMO, General-de-Exército FERRAREZI, na época Vice-Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (Brasília-DF), será feita no dia 28 de Abril de 2009.

Na oportunidade, o General CATÃO determinou que todos os militares presentes se apresentassem a ele, quando ele apertou a mão em despedida de todos os presentes.

É um hábito do General CATÃO cumprimentar a todos os presentes a um evento. várias vezes vi ele fazer isso em reuniões de Oficiais aqui no Comando do CMO.

27 anos de criação do 18° Batalhão Logístico


Na manhã do dia 04 de março, o 18° Batalhão Logístico (18º B Log) realizou a solenidade militar de comemoração dos 27 anos de sua criação. A cerimônia foi presidida pelo General-de-Brigada Paulo Roberto Ferreira Vianna, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste.Prestigiaram o evento autoridades civis e militares, antigos integrantes, convidados e amigos do Batalhão. Na ocasião foi entregue o diploma de Amigo do Batalhão às personalidades e instituições que apoiaram a Unidade no cumprimento de suas missões. (Fonte: Intranet do CMO).

COMENTÁRIO:
O Comandante do Batalhão é da minha Turma (Tenente-Coronel de Artilharia FERNANDO). Fomos prestigiar a formatura (e o coquetel, que ninguém é de ferro).

Um fato interessante é o desfile de ex-integrantes do Batalhão, que prestigiaram o evento.

Aniversário do 9o. GAC em Nioaque-MS




No dia 25 de Março de 2009 integrei uma representação do Comando do CMO que foi prestigiar o aniversário do 9o. Grupo de Artilharia de Campanha (9o. GAC). O Grupo é comandado por um oficial da minha Turma, Tenente-Coronel de Artilharia CID.



O Grupo fica situado na histórica cidade de NIOAQUE, por onde passou, na Guerra do Paraguai, a Coluna chefiada pelo Coronel Carlos Camisão.


A Coluna sofreu muitas privações (fome, cólera) além de ter sido constantemente atacada pelos paraguaios. Seus feitos foram retratados no livro A RETIRADA DA LAGUNA, do então Tenente de Engenheiros TAUNAY (depois Visconde de Taunay), que na época estava na Coluna integrando a Comissão de Engenheiros.


No retorno da invasão do Paraguai a marcha da Coluna terminou em Nioaque, que possuía víveres para abastecer a tropa. Nesse retorno aconteceu o episódio da explosão da Igreja da cidade (saqueada pelos paraguaios quando eles invadiram o território brasileiro). Como tradição, o Grupo monta na praça da cidade uma igreja de isopor, que depois é explodida, para lembrar aquele episódio.


Na fortmatura foi exaltada a figura do Major Cantuária, chefe da Artilharia da Coluna, que é o Patrono do Grupo. Como alusão à bravura de nossa artilharia no episódio, foi lido um trecho do livro de Taunay que retrata a atuação dos brasileiros face ao ataque guarani.

Tradições do Exército: Imagem de Nossa Senhora


No dia 21 de Março de 2009 um companheiro aqui do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste (CO/CMO) percorreu de avião alguns destacamentos da Fronteira Oeste (viagem esta chamada de Missão Comara). O objetivo da missão era verificar as condições das pistas de pouso desses destacamentos.

Um dos pontos visitados foi o famoso Forte Coimbra, situado às margens do Rio Paraguai. Local histórico, o Forte foi construído pelo Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, português de nascimento e engenheiro de profissão. Inclusive, na época da edificação do Forte, ele chefiou sua defesa contra forças espanholas.

O Forte abriga uma Capela onde está a imagem de Nossa Senhora. Consta que a imagem foi levada para o Forte pelo próprio contrutor.

Durante a Guerra do Paraguai, reza a lenda que a imagem foi erguida por cima da muralha por um soldado brasileiro durante o ataque paraguaio aquela praça forte. Ao ver a imagem, os paraguaios teriam suspendido o fogo, ocasião em que os brasileiros aproveitaram para fugir do forte.
Por tradição, os Oficiais e visitantes ilustres podem colocar suas insígneias no manto da imagem. Vários dos que passaram naquele forte apuseram símbolos de suas Armas, Quadros ou Serviços. Entre os mais recentes, está o do Ministro da Defesa, Nélson Jobim, que colocou u seu nome (no que chamamos no Exército de sutache, que leva o nome do militar no uniforme de Instrução).
Um dia pretendo visitar esse local histórico e colocar minhas lanças cruzadas, símbolo da Arma de Cavalaria, e uma plaqueta com meu nome.

Jantar da 1a. Etapa da Temporada Guaicurus (21 Março 2009)


A tradicional Temporada Hípica Guaicurus é realizada pela 4a. Brigada de Cavalaria Mecanizada (Brigada Guaicurus), com sede em Dourados-MS. É uma competição onde são realizadas provas de salto e de polo.

A abertura da temporada deste ano foi feita no 20o. Regimento de Cavalaria Blindado (Regimento Cidade de Campo Grande), aqu na capital sul-matogrossense.

O Regimento é comandado por um amigo, oficial de Cavalaria da minha Turma, TC Cav PESSOA.

Almoço na 9a. RM (11 Março 2009)


Oficiais da Base Aérea de Campo Grande (BACG) almoçaram, durante uma visita de cortesia, no Cassino dos Oficiais da 9a. Região Militar (Região Melo e Cáceres). Entre os Ofciais estavam o Comandante da Base Aérea (Tenente-Coronel Aviador Alfaroni) e os Comandantes dos três Esquadrões da BACG (Flecha, Onça e Pelicano).

Eu e dois outrso companheiros acompanhamos o almoço, como elemnetos infiltrados (vulgo "bicões"). Porém, visto termos muitos amigos e conhecidos entre os Oficiais da 9a. Região Militar, fomos tolerados...

Visita ao esquadrão Onça (10 Março 2009(


Visando estreitar laços de amizade e facilitar futuras missões conjuntas entre o Centro de Operações do Comando Militar do Oeste e a Força Aérea, realizamos uma visita no Esquadrão Onça (1o. Esquadrão /15o. Grupo de Aviação). Este Esquadrão é um dos três exisdtentes aqui na Base Aérea de Campo Grande.
Na visita, conhecemos o novo avião de transporte adquirido recentemente, além de percorrermos as instalações do Esquadrão.
A visita foi acompanhada a todo momento pelo Comandante do esquadrão.