terça-feira, 8 de setembro de 2009

Festa da Cavalaria em Campo Grande-MS




O Dia da Cavalaria foi comemorado na Guarnição de Campo Grande no quartel do 20o. Regimento de Cavalaria Blindado (Regimento Cidade de Campo Grande).
O Regimento é comandado por um amigo da minha Turma da AMAN, Tenente-Coronel de Cavalaria PESSOA.
Houve uma Formatura, onde foram entregues Medalhas Marechal Osório, criadas no ano passado. Depois foram feitas demonstrações da tropa e com viaturas blindadas de transporte de pessoal e carros de combate do Regimento, incluindo uma viatura Comando meia-lagarta da época da Segunda Guerra Mundial.
Os festejos se encerraram com um coquetel, servido no Galpão Guaicurus.

Desafio de Futebol do Dia das Comunicações


Os Subtenentes e Sargentos do Comando Militar do Oeste comemoram o Dia das Comunicações, que é festejado no dia 5 de Maio (natalício do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, seu Patrono) com uma partida de futebol. O jogo é chamado de Comunicações x Resto do Mundo.

A equipe do Resto do Mundo me convidou para jogar por eles. O jogo foi muito disputado. Na foto a equipe do Resto do Mundo. Vencemos a partida pelo placar de 3 a 2.

Passagem de Comando da Brigada Ricardo Franco




Em Corumbá-MS está a sede da única Brigada brasileira deste gênero: a 18a. Brigada de Infantaira de Fronteira. O nome histórico da Brigada é uma homenagem ao Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, português que melhorou as defesas do Forte de Coimbra e resistiu à invasão dos espanhóis naquela região.


Hoje o Forte Coimbra abrica a 3a Companhia de Infantaria, continuando as tradições de defesa do território brasileiro em um dos rincões mais isolados da pátria.

Em uma das fotos podemos ver a esposa do Comandante substituído inaugurando a foto do marido. Na outra vemos a foto de Ricardo Franco e uma foto aérea do prédio da Brigada, acima do símbolo da Arma de Infantaria (a granada sobre os fuzis cruzados). O Coronel Ricardo Franco també é o Patrono do Quadro de Engenheiros Militares brasileiros.

Monumento no Batalhão Carlos Camisão




O Coronel de Artilharia Carlos de Morais Camisão chefiou a famosa coluna que perpetrou um dos mais famosos episódios da Guerra do Paraguai: a Retirada da Laguna.


Acossado pelos paraguaios, ele morreu próximo à Fazenda do Jardim, em Mato Grosso do Sul atual, junto com o bravo Guia Lopes, dono da fazenda.


O episódio foi contado pelo então Tenente da Comissão de Engenheiros, Alfredo Taunay. Li seu livro, publicado em 1949 pela Biblioteca do Ex

ército. Lá consta a foto de um monumento, erguido na cidade de Aquidauana-MS, em 1949, em homenagem a Taunay.


Esperei a oportunidade de conhecer e fotografar o famoso monumento. Ele se encontra na praça em frente ao Pavilhão de Comando do 9o. Batalhão de Engenharia de Combate, tradicional Unidade da Engenharia Brasileira. A praça leva o nome deMarechal José Machado Lopes, que comandou o Batalhão na Segunda Guerra Mundial (FEB).


O Batalhão, em homenageando o herói que tombou no comando da Coluna, leva seu nome. O quartel se encontra ao lado dos trilhos por onde passa novamente o famoso Trem do Pantanal (que inspirou a canção de Almir sater).

Caldo de piranha em Anastácio-MS


Nessa cidade existe um bar e restaurante famoso na região chamado Amarelinho. A especialidade é o rodízio de peixes da região. Estivemos almoçando lá.

Uma das especialidades é o caldo de piranha, servido a partir desse peixe, famoso carnívoro presente também nos rios do Mato Grosso do Sul.
Na foto, o famoso caldo feito com os dentes do peixe.

Dia do Exército no Comando Militar do Oeste




O Comando Militar do Oeste realizou, no dia 17 de abril, às 10 horas, a Solenidade Militar alusiva ao Dia do Exército Brasileiro. A cerimônia foi presidida pelo General-de-Brigada Paulo Roberto Ferreira Vianna, Comandante Militar do Oeste Interino, e contou com a presença de autoridades civis e militares. A solenidade marcou a passagem dos 361 anos do Exército Brasileiro, que em 19 de abril de 1648, data da 1ª Batalha de Guararapes, em Jaboatão/PE, uniu os brancos, os índios e os negros de nosso país em torno de um ideal: expulsar o invasor do solo pátrio. Neste episódio, pela primeira vez, foi mencionada e exaltada a Pátria Brasileira e plantadas as sementes da Nação. Na cerimônia, foram entregues diplomas de Colaborador Emérito do Exército para nove personalidades que, com sua atuação profissional, auxiliaram as organizações militares do Exército no cumprimento de suas missões. Houve ainda a entrega da Ordem do Mérito Militar, a mais alta condecoração do Exército Brasileiro, da Medalha do Serviço Amazônico e da Medalha Militar de Tempo de Serviço.O encerramento da solenidade foi marcado pelo desfile da tropa e pela demonstração de para-quedistas.

Fonte: site do CMO

Ponte Inglesa em sobre o rio Aquidauana


Sobre esse rio existe uma ponte (Roldão Carlos de Oliveira), que une as cidades gêmeas de Anastácio-MS e Aquidauana-MS, A Porteira do Pantanal, conforme placa existente em uma das entradas desta cidade.
O nome é uma homenagem ao Prefeito que deu início à sua construção, em 1918, conforme placa existente no local.
A ponte só permite a passagem de um veículo de cada vez. Ele chega, para e olha. Caso não haja outro veículo do outro lado, o veículo passa. Caso contrário, ele aguarda.
Existem outras pontes como essa. Sei de uma sobre o rio Ibicuí, no Rio Grande do Sul, entre Itaqui e Uruguaiana. Existe outra em São Luiz Gonzaga, no mesmo estado, junto ao Clube Caça e Pesca. Soube também da existência de uma outra, em Jaguari, também no interior gaúcho.