quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Monumentos do 20 RCB


Estive numa formatura no de entrega de boinas aos Alunos do Curso de Formaçao de Sargentos do 20o Regimento de Cavalaria Blindado (Regimento Cidade de Campo Grande). Na portunidade aproveitei para tirar algumas fotos de monumentos existentes naquela Unidade de cavalaria.

Nas fotos a estátua de São Jorge, santo padroeiro da Cavalaria, e um monumento em homenagem à Força Expedicionária Brasileira.

O lago dos jacarés


No quilômetro 648 da BR 262 existe uma ponte. Sobre ela existe um lago onde se encontram vários jacarés.

Este lago é famoso na região, e foi apresentado no Globo Rural, como veiculado na placa existente no local.

Sobre o Rio Paraguai

A estrada para Corumbá passa sobre o rio Paraguai. Existe uma ponte muito grande, que se eleva na parte em que cobre o espelho d'água.

Num dos lados da ponte existe um pedágio (bem caro, por sinal). Sob a ponte ficam algumas barcas.

Sempre quis conhecer este rio, e fiquei feliz em saber que passaria por ele durante a viagem.

Visita à Bolívia - os shoppings


Na Bolívia existem dois shoppings. O primeiro é uma filial do famoso Shopping China. Este shopping está presente também nas fronteiras do Brasil com o Paraguai em Pedro Juan Caballero (Ponta Porã-MS), Salto del Guayrá (Guaíra-PR) e Ciudad de Leste (Foz do Iguaçu-PR).

Na Bolívia ele se localiza na Zona Franca de Puerto Aguirre, com alguns pequenos shoppings ao lado.

Existe também uma área mais modesta, particularmente forte na venda de roupas. É o chamado Shopping Chão.

Visita à Bolívia - Praça e Pier

Visão do pier. Ao fundo a lagoa formada pelo rio Paraguai





Em Puerto Suárez existe uma praça (onde está o quartel do Exército). Junto a ele se localiza um pier, à beira de uma lagoa.

Esta lagoa é formada pelo rio Paraguai, que avança terra a dentro para compensar seu volume de água. Nesse local existe um pier, ponto turístico da cidade.

Existe um estacionamento, onde é proibido jogar lixo (basuras)

Visita à Bolívia - Quartel em Puerto Suárez






Em Porto Suárez existe um quartel do Exército boliviano (o Ejército Nacional). O boliviano também é muito nacionalista. O cartaz da foto está afixado na parede externa do quartel e ressalta a ligação com o pantanal.


Visita à Bolívia - Praça e Igreja








Em PUERTO SUÁREZ existe uma igreja muito bonita, situada em uma praça de igual beleza. A igreja é dedicada a Nossa Senhora de Cotoca (cidade existente na Bolívia). Ela é decorada internamente, na sua maior parte, com madeira.



Nas imagens, detalhes da Igreja e da praça.

Visita à Bolívia - O Trem da Morte

O Trem da Morte, parado na estação


Entrada da Estação de Puerto Quijarro, na Bolívia
O trem antigamente ligava a cidades de Bauru-SP até a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O trecho boliviano era conhecido por esse nome tendo em vista que ocorriam äceros de contas" entre bandidos durante a viagem.


Essa ligação não mais existe. No Brasil o Trem do Pantanal roda entre CAMPO GRANDE-MS e MIRANDA-MS. Na Bolívia ele sai da Estação de PUERTO QUIJARRO.

O Jacaré Pantaneiro

A Brigada de Fronteira é conhecida por sua ligação com o Pantanal, particularmente o Curso de Operações do Pantanal (do Exército), realizado na cidade, e o Curso Expedito de Operações no Pantanal, da Marinha (Ladário-MS, cidade gêmea de Corumbá).
A tradição criou a figura de um jacaré fardado e equipado como Combatente do Pantanal. Cada militar formado nesse curso recebe um número, que o identificará ao longo da sua carreira.
Na foto, o jacaré presente no Alojamento da Companhia de Comando da Brigada, situada na sede da mesma.



Estátua do Marechal Rondon.


Corumbá-MS é uma cidade histórica, particularmente pela ação do Marechal CÂNDIDO MARIANO DA SILVA RONDON, hoje Patrono da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro e reconhecido como um dos maiores exploradores do mundo, ao lado de pessoas como AMUNDSEN, conquistador do polo Sul.

O Marechal ligou a cidade a Cuiabá-MS, por meio de postes telegráficos. Foi um desenvolvimento tremendo para a época.

Em homenagem ao insigne militar, existe um busto seu emfrente à Brigada. Ao fundo podemos descortinar o Rio Paraguai, fronteira com a Bolívia.

Visita a Miranda e Betione






Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Entrada da Sede do Campo de Instrução de Betione (CIBt)

Entrada da cidade de Bodoquena-MS

Viajei para Corumb;a-MS para acompanhar uma Operação da 18a Bda Inf Fronteira. No caminho parei para almoçar no Campo de Instrução de Betione.



A cidade é histórica, mencionada por Taunay em seu livro A RETIRADA DA LAGUNA. Na foto, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, existendte no local há cerca de 250 anos.



O Campo de Instrução de Betione é dirigido pelo Tenente Álvaro, a quem prometi uma visita depois que ele assumisse a direção do Campo. Promessa cumprida.



Na saída erramos o caminho e fomos parar na cidade de Bodoquena-MS, situada ao pé da serra do mesmo nome. Mas valeu pela foto.

20º RCB realiza jogo de basquete a cavalo


O 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB) realizou, no dia 18 de junho, um torneio de basquete a cavalo, na Sede Hípica do Círculo Militar de Campo Grande. As disputas foram realizadas entre quatro equipes, compostas por alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva e oficiais do Regimento. O basquete a cavalo é uma modalidade que mistura a atividade eqüestre com o jogo de basquetebol e que desenvolve, em seus praticantes, atributos como arrojo, coragem e espírito de corpo. Sagrou-se campeã a equipe dos "Gladiadores", formada pelos oficiais do 20º RCB.

Governador de MS visitou CMO

Na tarde de 14 de julho, o Comando Militar do Oeste (CMO) recebeu a visita do Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. Após receber as honras militares, o chefe do Poder Executivo Estadual foi recepcionado pelo General-de-Exército Renato Joaquim Ferrarezi, Comandante Militar do Oeste, e pelos Generais-de-Brigada Gislei Morais de Oliveira, Comandante da 9ª Região Militar, e Sérgio José Pereira, Chefe do Centro de Operações do CMO. Em uma reunião, o governador foi informado da atuação do Exército em MS e tratou de assuntos de interesse das duas instituições.