quarta-feira, 18 de março de 2009

Coisas de Campo Grande: antenas


Uma coisa muito comum nas grandes cidades, hoje em dia, é a presença das antenas, particularmente as de telefonia móvel celular. Elas estão espalhadas por muitos bairros, e passaram a fazer parte da paisagem.

Em Campo Grande existem várias antenas. Elas são de um modelo mais antigo (parecido com a Torre Eiffel francesa). São bastante bem características na paisagem da cidade e passaram também a ser utilizadas como referência.

A foto mostra a torre da TV Morena, subsidiária da TV Globo, localizada no bairro Jardim Morena. É uma referência para as pessoas que passam pelo local, particularmente por estar na Rua Eduardo Elias Zahran (ou somente Zahran) uma das principais da cidade.

Coisas de Campo Grande: sinaleiras




Os sinais de trânsito (ou sinaleiras) são obrigatórias em cidades de grande movimento. Eles são fundamentais para o controle do tráfego urbano, principalmente nos horários de pico ( a hora do rush).


Aqui em Campo Grande as sinaleiras tem o aspecto como o da foto. São bastante "quadradões" e estão colocados muito próximos um dos outros, em muitas esquinas, principalmente nas ruas principais.


Outro aspecto notório na cidade é a falta de sincronização (já tristemente famosa) deles. É muito comum abrir um, os veículos saírem e, na esquina seguinte, pararem no sinal fechado.


Ainda bem que ainda não há um caos no trânsito daqui. Senão, ia ser terrível.

Coisas de Campo Grande: Hospital Militar


O Comando Militar do Oeste possui um Hospital de Guarnição, chamado Hospital Geral de Campo Grande (H Ge CG). Ele se localiza próximo ao Complexo do CMO, no Bairro Amambai.


Os hospitais normalmente são pintados de branco, tanto por questões práticas quanto de ser o branco a cor da saúde.


No caso de campo Grande, o hospital militar, do Exército, não é branco, mas sim verde-abacate (na mesma cor do CMO). Lembremos que verde é a cor da Infantaria...

Coisas de Campo Grande: lombada eletrônica


Muitas pessoas reclamam da existência das fiscalizações eletônicas de velocidade (os chamados "pardais"). Como em outros lugares, Campo Grande também possui a sua fiscalização eletrônica, porém colocadas em menos pontos dentro da cidade.
Porém, aqui em Campo Grande existem algumas lombadas eletrônicas muito diferentes. Enquanto em Brasília a lombada eletrônica é de 50 Km/h ou 40 Km/h, aqui na cidade é de 30 km/h (sim, trinta!). Esta foto é de uma lombada localizada na rua 13 de Maio, uma das maiores da cidade, próximo ao antigo cemitério. De matar...

Coisas de Campo Grande: motoqueiras


Tem muitas nas cidades, especialmente nos grandes centros. Em Campo Grande não é diferente: muitas motos circulam pela capital sulmatogrossense.
Além das motos, existem muitas motinhos de motor mais econômico que circulam por aqui. Porém, ao contrário de outros lugares, muitos dos condutores são mulheres, ao contrário da maioria de homens que é observada em outros lugares.
Na foto podemos notar uma motoqueira, em traje social, provavelmente indo para seu trabalho.
Foto do autor.



20º RCB promove Cavalgada


No dia 28 de fevereiro, a partir das 9h, o 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB) realizará a 1ª Confraternização da Confraria dos Camaradas de Cavalaria. O evento visa homenagear o General-de-Exército Rui Alves Catão, Comandante Militar do Oeste, que se despede da guarnição de Campo Grande a fim de assumir, no dia 11 de março, o Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro/RJ.
COMENTÁRIO
Não consegu chegar a tempo de participar da cavalgada porque meus travesseiros ninjas não deixaram. Mesmo assim, aproveitei o tempo enquanto a comitiva não chegava para tirar algumas fotos do local.
A foto mostra uma sela montada para utilização em campanha, a exemplo das que eram preparadas no tempo em que existiam os RC (Regimentos de Cavalaria) com seus meios a cavalo. Os últimos RC eram no Mato Grosso do Sul (Ponta Porã, Amambai e Bela Vista), hoje Unidades mecanizadas.
O evento marcou a despedida do Regimento para o General Catão. Estava calor e ele fez um discurso de cerca de quarenta minutos. Ainda bem que todos estavam sentador e pudemos ouvir em melhores condições.