terça-feira, 7 de abril de 2009

Aniversário do 9o. GAC em Nioaque-MS




No dia 25 de Março de 2009 integrei uma representação do Comando do CMO que foi prestigiar o aniversário do 9o. Grupo de Artilharia de Campanha (9o. GAC). O Grupo é comandado por um oficial da minha Turma, Tenente-Coronel de Artilharia CID.



O Grupo fica situado na histórica cidade de NIOAQUE, por onde passou, na Guerra do Paraguai, a Coluna chefiada pelo Coronel Carlos Camisão.


A Coluna sofreu muitas privações (fome, cólera) além de ter sido constantemente atacada pelos paraguaios. Seus feitos foram retratados no livro A RETIRADA DA LAGUNA, do então Tenente de Engenheiros TAUNAY (depois Visconde de Taunay), que na época estava na Coluna integrando a Comissão de Engenheiros.


No retorno da invasão do Paraguai a marcha da Coluna terminou em Nioaque, que possuía víveres para abastecer a tropa. Nesse retorno aconteceu o episódio da explosão da Igreja da cidade (saqueada pelos paraguaios quando eles invadiram o território brasileiro). Como tradição, o Grupo monta na praça da cidade uma igreja de isopor, que depois é explodida, para lembrar aquele episódio.


Na fortmatura foi exaltada a figura do Major Cantuária, chefe da Artilharia da Coluna, que é o Patrono do Grupo. Como alusão à bravura de nossa artilharia no episódio, foi lido um trecho do livro de Taunay que retrata a atuação dos brasileiros face ao ataque guarani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário