terça-feira, 7 de abril de 2009

Tradições do Exército: Imagem de Nossa Senhora


No dia 21 de Março de 2009 um companheiro aqui do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste (CO/CMO) percorreu de avião alguns destacamentos da Fronteira Oeste (viagem esta chamada de Missão Comara). O objetivo da missão era verificar as condições das pistas de pouso desses destacamentos.

Um dos pontos visitados foi o famoso Forte Coimbra, situado às margens do Rio Paraguai. Local histórico, o Forte foi construído pelo Coronel Ricardo Franco de Almeida Serra, português de nascimento e engenheiro de profissão. Inclusive, na época da edificação do Forte, ele chefiou sua defesa contra forças espanholas.

O Forte abriga uma Capela onde está a imagem de Nossa Senhora. Consta que a imagem foi levada para o Forte pelo próprio contrutor.

Durante a Guerra do Paraguai, reza a lenda que a imagem foi erguida por cima da muralha por um soldado brasileiro durante o ataque paraguaio aquela praça forte. Ao ver a imagem, os paraguaios teriam suspendido o fogo, ocasião em que os brasileiros aproveitaram para fugir do forte.
Por tradição, os Oficiais e visitantes ilustres podem colocar suas insígneias no manto da imagem. Vários dos que passaram naquele forte apuseram símbolos de suas Armas, Quadros ou Serviços. Entre os mais recentes, está o do Ministro da Defesa, Nélson Jobim, que colocou u seu nome (no que chamamos no Exército de sutache, que leva o nome do militar no uniforme de Instrução).
Um dia pretendo visitar esse local histórico e colocar minhas lanças cruzadas, símbolo da Arma de Cavalaria, e uma plaqueta com meu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário